{Desafio} Desafio Realmente Desafiante 2014 #03


Desafio Realmente Desafiante indo de vento em popa! 
Terceiro mês concluído com sucesso!
Tarefa número 11 cumprida: Nacional.
Livro escolhido: O cortiço


Sucesso em termos... pois estou me arrastando para ler esse livro, comecei há mais de um mês mas só terminei agora... ossos do ofício srsrsrs
E março não está sendo o paraíso das leituras para mim...

Li um monte de coisa na frente e acabava que lia uma, duas páginas no máximo por dia. Não que o livro seja ruim...ao contrário, é muito legal. Dá um panorama histórico/ cultural da cidade do Rio de Janeiro no século XIX. Mas como a narrativa é diferente da modernidade que estamos acostumados, demorei muito mesmo para engrenar srsrsrs. 


A obra descreve a ascensão social do comerciante português João Romão, dono de uma venda, uma pedreira e um cortiço, próximo ao sobrado de um patrício endinheirado, o comendador Miranda. A rivalidade entre os dois aumenta à medida que cresce o número de casinhas do cortiço, alugadas, na sua maioria, pelos empregados da pedreira, que também fazem compras na venda de João Romão, que, desse modo passa a enriquecer rapidamente. Com a intenção obsessiva de tornar-se rico, João Romão economiza cada moeda e explora quem for sempre que tem oportunidade. Seu sonho é adquirir prestígio social. A narração entrelaça-se com vários episódios dos moradores do cortiço, cuja luta pela sobrevivência é dura e cruel. Acompanhando a evolução social de João Romão, o cortiço também se desenvolve, principalmente depois de um grande incêndio, quando passa por reformas e transforma-se na "Avenida São Romão", com melhor aparência e uma população mais ordeira. A população mais baixa e miserável se transfere para outro cortiço, o "Cabeça de Gato", mantendo-se assim a engrenagem do sistema social em que predomina a lei do mais forte.
Engraçado que eu já li esse clássico na escola e nem me lembrava dele, lembrava apenas "por alto". Penso que é muito diferente ler por vontade própria e ler por obrigação no colégio. 
Eu comprei esse livro quando passando por Bonsucesso vi uma exposição bem na estação de trem. De vez em quando tem essas expô por lá e eu sempre me dou bem e tiro foto. Falei dela aqui no meu outro blog





Acabou que demorei muito para ler (reler), mas valeu a pena!
Então, atualizando o Desafio:
1. Que tenha um doce ou doces na capa.
2. Com a capa branca e letras coloridas na capa.
3. Com um casal se beijando na capa.
4. Com uma maça na capa.
5. Com um animal na capa.
6. Com letras em alto relevo.
7. Capa Amarela.
8. Detalhes em dourado na capa.
9. O último livro de uma série.
10. O primeiro livro de uma série.
11. Nacional.
12. Lançado antes de 2000.
13. Lançado no mês do seu aniversário.
14. Com um personagem tatuado.
15. Com um casal que não tenha um final feliz.
16. Reler um livro que te fez chorar.

O item 15 provavelmente eu não vou fazer, pois me recuso a ler uma história de algum casal que não tenha um final feliz srsrsrs, só se eu for pega desprevenida kkkkk

Quero ver o desafio de vocês!
Bjs


6 comentários

  1. Oi Rê

    Está indo bem hein? que legal. Muito bacana mesmo, preciso atualizar a minha também, mas acho que agora já fiz uns 5 até...
    Como assim? kkkk Rê tem que ler um draminha também rsrsrs.

    Beijos Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, tudo bem?
      Olha, confesso que não sou muito fã de drama não kkkkkk, me deixam angustiada....então não dá!
      bj

      Excluir
    2. Oi Rê tudo sim rsrs

      Ha isso é verdade, eu tb me sino muito angustiada, mas sempre acabo lendo algum rsrs.

      Beijos

      Excluir
  2. Este desafio é legal ne! Eu amo desafios.
    Acho que vou tentar fazer esse adicionando livros desta lista nas minhas leituras, ja que estou tentando ler um livro por semana mesmo! kkkk
    Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem?
      Acaba que esses desafios sempre tem "tarefas" que podemos aproveitar de um para outro. Acho muito divertido, estou lendo o próximo, que foi complicado de achar kkkkk, quando eu acabar, falo dele para a tarefa de abril.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Rê,

    Não é que nos duas lemos nacionais esse mês!
    rs

    Não sou muito fã do livro, mas acho que todo mundo deveria ler, porque é uma realidade além do que estamos acostumados!
    =)

    Mil beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥