{Filme} Jane Eyre - Vi e amei!


Olá ♥

Não satisfeita em ler o livro Jane Eyre, da Charlotte Brontë, eu tive que ver o filme. Pelo menos a versão de 2011, com a Mia Wasikowska e o Michael Fassbender. O que eu achei? Bom, achei uma boa adaptação. Ah, vamos deixar de balela....eu gostei muito do filme, assim como amei o livro. Esses são os pôster e capa que eu mais gostei. 



É claro que, como falei no outro post sobre as adaptações literárias, a gente (eu, pelo menos) fica logo com o pé atrás com o resultado desses filmes. Primeiro porque a história é de época, segundo a escolha do elenco de acordo com a descrição no livro. E por fim o roteiro, que dependendo do resultado, pode detonar tudo em poucos segundos. Mas no caso desse filme, eu gostei muito, assim como gostei da adaptação de Orgulho e Preconceito, de 2005 (que ♥ de paixão)

Sinopse do AdoroCinema: Após uma infância triste, Jane Eyre resolve se tornar uma governanta. Ela aceita um emprego em Thornfield Hall, onde conhece o misterioso e frio dono da casa, Sr. Rochester. Aos poucos, eles se aproximam e Jane começa a se apaixonar pelo patrão. A jovem aproveita a recém descoberta felicidade, mas os segredos desse homem podem destruir esse sentimento. 

Feio? Ah, tenha dó...

Fico feliz que não dá para ficar sabendo de muita coisa com essa sinopse, o que é bom, pois não dá spolier - e eu odeio spolier -. E para quem não leu o livro, acho que dá para ficar com vontade de ver o filme, pois se trata de uma história de amor, e é! 

Vai ter beijo? Mesmo sabendo que não, esperei ansiosamente que sim!

Eu gostei muito da interpretação dos atores principais como Jane e Sr. Rochester, tirando o fato de que feios eles não são...srsrsrsrs. Ao contrário, são bonitos até demais. Mas em todo o tempo que eu li o livro, jamais os imaginei assim tão feios. Os imaginei apenas pessoas normais. Mas conforme estava vendo o filme, fui pensando: "solta essa trança horossosa da cabeça, garota!"



- Ruborizou, Srta. Eyre....E apesar de eu não conseguir imaginar você mais bonita, conseguiu ficar.


Mia Wasikowska me transmitiu quase tudo o que eu senti quando li o livro, só com o olhar. Ela também me pareceu bem fraquinha, miúda e franzina, que foi a ideia que eu tive da Jane todo o tempo de leitura (e ela mesmo se diz ser assim). Já Michael Fassbander, vamos combinar, né? Muito macho! Muito viril! Muito tudo! E lindo, apenas para contestar...kkkkk. Apesar da lindeza, ele me pareceu um Sr. Rochester bem fiel, um grosso a princípio, autoritário, meio atordoado com o segredo da vida dele, meio irônico as vezes....Mas até doce em alguns outros momentos.... Gostei muito de como ficaram alguns diálogos m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s do livro. Claro, que eu entendo - e respeito - que não fiquem exatamente iguais. Mas penso que foi captada a mensagem. 


- Eu te vejo como um tipo de curioso de passarinho que fica dentro de sua gaiola trancado, incansável e vívido em seu cativeiro e que se fosse livre chegaria longe e voaria alto.



Achei a maioria das cenas tão bonitas, as claras e as escuras, pois em algumas partes o filme é bem escuro e sombrio. A história em si é muito dramática e sombria. As vezes parece muito sofrimento para uma vida só. Poxa, além de orfã, ainda é mulher. E a vida da mulher no século XIX não era um mar de rosas. Muito poucas eram as suas perspectivas de vida, além do casamento. Aliás, acho que era só isso mesmo....

As cenas ao ar livre também são bem delicadas. Iguais a essa - no breve momento de felicidade do casal. Como a história se passa no século XIX tudo é muito respeitoso e contido, até alguns - poucos snif, snif - beijos. Mas nada que um delicado, apaixonado e carregado de tensão toque de mãos não resolva. Ai Ai Ai....chorei... 



Uma situação pertinente que para quem não leu, não vai fazer diferença, é que o filme começa pelo meio da história. Um recurso interessante, na minha opinião. De repente começar pela dura vida da pequena Jane fosse fazer com o telespectador ficasse meio entediado....Não que essa parte seja um tédio - longe disso - mas ler no livro é uma coisa, ver no filme é diferente.

Para quem leu o que eu achei do livro, eu dividi a história em três momentos distintos, pois foi isso que eu senti quando li, três momentos distintos se descotinaram na vida de Jane Eyre. E isso aparece bem no filme. Começa num momento de clímax, mas sem dar muitas explicações a respeito do que aconteceu para chegar naquele conflito. Eu curti, curti muito na verdade. Para mim, deu um pouco de frescor! Acho que deixa o telespectador meio na dúvida, O que aconteceu? Foi sério? E agora?


 Das muitas cenas dramáticas do filme, eu juro que chorei nessa....


Só não curti muito o final, que achei que ficou meio rápido e rasteiro, igual final de novela - e novela chata - sem dar maiores explicações para determinados personagens. E todos os desfechos, embora rápidos, foram mencionados no livro, claro. Então para mim, apesar de muito bem adaptado, acabou ficando algumas pontas soltas sem necessidade...

Porém gostei muito da interpretação da Judi Dench como a bondosa Sra. Farfaix, também pudera, né? Grande atriz dá nisso aí....

Ah, fiquei meio chateada com a pouca importância que deram para a Jane criança e sua estadia no orfanato. Alguns fatos ocorridos lá (como a amizade com a professora e com Helen) moldaram a Jane adulta. Alguns "deslizes" que não comprometem o filme. Só para quem leu o livro.....kkkkk

Achei essas fotos dos dois atores nas divulgações dos filmes, lindos de morrer ♥ ♥ ♥



E claro, as fan arts amadas! 






Já falei que AMEI livro e filme?
AMEI!

Recomendo! 
Quem ver ou ler, me conta o que achou!

Além dessa versão descobri que tem algumas outras, bem cotadas também, umas até antigas. Vou procurar para ver! Viciei! 
Bjs

Nenhum comentário

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥