{Resenha #96} A Noiva Fantasma - Yangsze Choo


Olá, pessoal, tudo bem?

Ando meio sumida com as resenhas, tudo que entrou aqui já estava programado. Fiz esses posts num passado distante ahahahahahah. Sério, a vida tá corrida e puxada. Sei que tenho que desacelerar, mas as vezes não dá, se não a vida cotidiana te engole, enfim....

Terminei de ler na semana do dia das bruxas A Noiva Fantasma, da linda Darkside Books, de autoria de Yangsze Choo. Apesar de não ser uma grande leitora desse tipo de história, eu gostei muito da temática e principalmente da premissa: Histórias de fantasmas!


A Aline, parceira e amiga aqui do blog, dona do Leitura Vidas e Paixões me falou que não costuma ler as sinopses dos livros e eu me dei conta que sempre leio e sempre começo o post com a sinopse. Não consigo começar de forma diferente, amiga, ela é a introdução para eu começar a dar a minha (sincera e singela) opinião sobre a leitura. Vou realmente trabalhar nisso, será que consigo?

 Darklover Total

Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. 


A leitura me fez sair da zona de conforto dos meus amados romances de época. Nunca tinha lido nada parecido e nem com essa temática sobrenatural. Afinal, as noivas fantasmas existem até hoje na cultura asiática (segundo a autora Choo).

Histórias de fantasmas sempre me fascinaram no cinema, onde vemos e adoramos todos os efeitos especiais que a tela grande nos proporciona. Já aqui, lendo e tendo que imaginar o que a autora quer nos passar foi um desafio muito grande. 

Quando comecei a ler me perguntei: como a menina vai casar com um homem morto, gente? Isso é possível? Coitada ......

Mas no desenrolar da história vemos coisas fantásticas acontecerem. Eu torcia por Li Lan o tempo todo, esperando que ela encontrasse o seu caminho, no mundo dos vivos ....ou dos mortos......

Não dá para ficar falando muito da história, se não, vai rolar de eu soltar algo que será mais divertido vocês saberem quando lerem  (super recomendo! ♥)

Mas, só para resumir, a história gira em torno de Li Lan, uma jovem que apesar de bem nascida e bem educada, não tem muitas perspectivas de realizar um bom casório, pois sua família está indo a falência (e aqui nós vemos como o dinheiro, as posses e as posições sociais eram importantes naquela - só naquela? - época). Então, seu adorado pai reluta em permitir que a jovem se torne uma noiva fantasma. A esposa de um homem morto! Mesmo que isso possa salvar sua família. 

Apesar de jovem, aparentemente imatura e inocente nós vemos Li Lan "crescer" na história, passar por aventuras sobrenaturais e ter em suas mãos o poder da escolha. Como sempre foi sua vontade e a vontade de seu pai. Só ela é dona de seu destino.

Uma das personagens que mais amei foi a ama/babá de Li Lan, Amah. Seu amor incondicional pela menina, sua devoção, seu cuidado me tocaram em vários momentos! Eu sempre imaginando uma velhinha totalmente enrugada e engraçada com a vovó da Mulan no desenho da Disney ahahahahahaha

Achei o livro meio melancólico e arrastado as vezes, não que estivesse me entediando, até gostei da atmosfera "meio cinza" da leitura. Recomendo muito, muito mesmo! Pela bela e delicada história, pela diagramação lindíssima e pelos costumes tão diferentes dos nossos. Vida e morte caminham juntas nesse romance sobrenatural e melancólico de deixar cair o nosso queixo.



Esse é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. 

Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. 

Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, A Noiva Fantasma é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela Oprah.com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor's Pick e Library Journal Barbara's Pick.  


A Noiva Fantasma
Yangzse Choo
Darkside Books, 2015
ISBN: 978-85-66636-27-7
Literatura de ficção

2 comentários

  1. Amiga realmente falei da questão da sinopse, mas não disse para vc parar de colocar a mesma por aqui, apenas que destacasse do restante do texto, assim a pessoa tem a opção de ler ou não. Eu sempre lia e só percebia que era sinopse no parágrafo seguinte =(

    Como vc já sabe esse livro me conquistou pela capa, pela linda diagramação e pelo enredo intrigante, ainda não li, mas ele está na minha lista de desejo. Gostei demais de saber sua opinião e fiquei mais curiosa em conhecer algo tão distante da nossa cultura e realidade. Enfim valeu pela dica. Beijos

    P.s. Como sempre suas fotos são um destaque a mais, lindas. Adorei!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo é mesmo intrigante, a história melancólica...de vez em quando é bom sair da minha zona de conforto...tenho tentado fazer mais isso
      bjs

      Excluir

Olá, leitor!
Se você chegou até aqui, fique sabendo que já fiquei feliz!
Se quiser deixe seu comentário que responderei em breve! Se tiver blog saiba que logo logo lhe farei uma visitinha ♥